Partilhe este o nosso produto nas redes sociais, ou envie-o como sugestão a alguém.
DUMO Ultralyzer

A tecnologia DUMO Ultralyser pode ser utilizada num largo leque de aplicações em estações de tratamento de águas residuais, tanto no ramo municipal como no ramo industrial. Estas incluem tratamento de lamas, mas também controlo de problemas de sedimentação e formação de espuma e melhoramento da eliminação de nitrogénio ao introduzir portadores de carbono internos. Em suma, o sistema DUMO Ultralyzer tem como objetivo aumentar a eficiência, rendimento e rentabilidade das estações de tratamento de águas residuais.

Tratamento de Lamas

A degradação de lama orgânica pela convencional estabilização anaeróbica de lamas está limitada pelo ritmo de degradação definido pela etapa da hidrólise. Níveis de degradação de sólidos voláteis raramente atingem 50%. A causa deste facto está na dificuldade de acesso e degradação da biomassa bacterial da lama activada (em excesso). Aplicando a tecnologia de ultra-sons DUMO Ultralyser, a etapa limitadora da hidrólise é ultrapassada. Assim, o excesso de lamas sonificado está mais facilmente pronto para o processo consequente de degradação enzimática. Os ultra-sons causam a desintegração da estrutura flocular da lama e liberta exo-enzimas mesmo com baixos valores de energia introduzidos. Isto cria também mais interface entre as fases sólida e líquida, facilitando assim o ataque enzimático por parte dos micro-organismos activos. Um aumento da energia introduzida resulta na desintegração das células bacterianas, fazendo com que o conteúdo das células e endo-enzimas seja libertado. Estas enzimas aceleram ainda mais o processo de degradação. Todo o processo de digestão é intensificado e fracção orgânica é ainda mais degradada. Uma importante vantagem deste processo é o aumento da produção de biogás e redução da quantidade de resíduo de lamas  a ser dispensado. Como resultado da menor quantidade de matéria residual orgânica, a desidratabilidade da lama digerida é também facilitada (menos adição de floculante) e melhorada (maior grau de desidratação). A desintegração da lama reduz a sua viscosidade. Isto é importante para a operação, pois facilita a mistura do conteúdo fermentador, que por sua vez resulta em poupanças de energia notáveis. Com a ajuda da tecnologia DUMO Ultralyser os biodigestores que estão no limite da sua capacidade podem facilmente continuar em funcionamento a longo prazo. Em novas instalações os biodigestores podem ser desenhados para um menor período de retenção.



Eliminação do Bulking e Foaming 

Problemas sazonais na sedimentação da lama ocorrem regularmente em estações de tratamento de águas residuais. Estes são geralmente causados por organismos filamentosos. Formação de espuma nos tanques de digestão é também algo que ocorre com frequência e pode causar diversos problemas operacionais. A sonificação de uma pequena quantidade de retorno da lama activada ou lama em excesso expõe esta biomassa bacteriana a um stress permanente através de cavitação e flutuação da pressão no líquido. DUMO Ultralyser provou que este processo causa danos nos micro-organismos filamentosos e força-os a serem eliminados permanentemente. O uso da tecnologia DUMO Ultralyser pode assim prevenir a formação de lama não sedimentada e permite manter uma operação estável da estação de tratamento de águas residuais.




Tratamento de águas Residuais 


Degradação de nitrogénio
 
A degradação biológica de nitrogénio dá-se através da nitrificação e desnitrificação. Um processo de degradação bem sucedido necessita de um fornecimento adicional de carbono na fase de desnitrificação. Normalmente, metanol ou outra fonte externa de carbono é adicionada ao processo para este efeito. A sonificação da lama em excesso com ultra-sons desfragmenta a biomassa. Isto liberta os conteúdos das células – portadores de carbono ideais – que estão disponíveis como fonte interna de cabono na fase de desnitrificação. A degradação biológica de nitrogénio numa estação de tratamento de águas residuais pode ser assim mantida ou mesmo intensificada. Se parte da lama sonificada volta para a fase biológica, a quantidade de lama a ser dispensada é automaticamente reduzida.

Desinfeção
 
A tecnologia DUMO Ultralyser podem também ser usados para desinfecção de um meio turvo e muito concentrado, por exemplo, águas de processo e águas residuais, onde os métodos convencionais de cloro e UV falham. Os germes agarram-se a partículas suspensas e flocos e facilmente escapam à desinfecção por UV. A tecnologia DUMO Ultralyser pode ser utilizada para quebrar estas aglomerações, para que os germes voltem a estar suspensos e isolados. Isto torna-os novamente acessíveis para os métodos clássicos e podem ser assim atacados. Quer a tecnologia DUMO Ultralyser seja utilizada isoladamente ou em combinação com outras variantes – desinfecção eficaz é garantida..



Redução das emissões de CO2 

Uma estação de tratamento de águas residuais para uma população equivalente de 100.000, com recurso á tecnologia DUMO Ultralyser,  consegue um aumento relativo de 10% na degradação anaeróbica de lamas. Como consequência, a desidratabilidade da lama digerida é aumentada 4% (relativamente). Estes efeitos resultam numa redução anual de emissão gases de efeito estufa de aproximadamente de 1.5Kg CO2 por habitante. Isto corresponde a uma redução de cerca de 150 toneladas de CO2 por ano para esta estação de tratamento de águas residuais.




Vantagens:

  • Tratamentos de lamas:
    • Melhora a degradação orgânica da lama
    • Aumenta a produção de biogás
    • Reduz a produção de lama final
    • Melhora a desidratação da lama final 
  • Bulking e Foaming: 
    • Elimina o Bulking
    • Elimina o foaming  
  • Tratamento de águas residuais:
    • Optimiza a degradação de nitrogénio
    • Redução da quantidade de lama á disposição
    • Desinfecção de águas altamente turvas

Como resultado melhora-se a digestão evitando assim a ampliação de plantas sobre-exploradas (limite) , aumenta-se a poupança energética mediante a cogeneração do bio-gás e diminui o custo de eliminação das lamas finais
.


  • Estações de tratamento de águas residuais




Empresa|Serviços|Notícias|Contactos
© Copyright 2018. ZEBEN, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS